Ação une produção agropecuária, proteção das abelhas e preservação ambiental
A campanha Agrocooperação – uma consciência, inúmeros benefícios é uma parceria da Semagro e Iagro com entidades do setor agrícola do MS, focada em ações de educação sanitária e comunicação entre apicultores, agricultores e setor aeroagrícola.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e Agência Estadual de Defesa Sanitária, Animal e Vegetal do Mato Grosso do Sul (Iagro), lançará no dia 9 de setembro uma campanha educativa em defesa sanitária agropecuária, direcionada aos apicultores, produtores de grãos, fibras e energia, profissionais da aviação agrícola e responsáveis técnicos da rede de distribuição de agrotóxicos no estado. Com o título Agrocooperação – uma consciência, inúmeros benefícios, a ação tem como estratégia promover a conformidade na produção agropecuária, estimular a adoção de boas práticas agrícolas e em apicultura, troca de experiências e informações. O objetivo é conscientizar as partes envolvidas sobre seus limites, responsabilidades e compromissos com a produção de alimentos seguros, abrangendo ainda o cuidado com a saúde humana e promovendo uma produção ambientalmente sustentável.
Conforme diretor da Iagro, Daniel de Barboza Ingold, essa ação tem por foco estimular o diálogo entre produtores rurais, apicultores e profissionais da aviação agrícola e revendas de agrotóxicos. A ideia é que conhecendo as especificidades de cada atividade, promoveremos o respeito e cuidados mútuos, mitigando riscos e prejuízos para a apicultura e o ambiente. “Queremos que cada um veja o outro como um parceiro e não como adversário. Para isso é importante que o diálogo seja uma constante e haja também conscientização sobre as responsabilidades nas operações com agrotóxicos e afins, oportunizando condições iguais de produção”, complementa Ingold.
A campanha vai estimular as boas práticas pelos agricultores e aplicadores, para mitigar os riscos dos agrotóxicos em aplicações terrestres e aéreas. Da mesma forma, lembra o diretor, o apicultor também deve observar as regras e limites associados à sua atividade. O que significa estar com seu apiário devidamente cadastrado na Iagro, adotar os manejos necessários com suas colmeias em área vizinhas às lavouras agrícolas e buscar o diálogo para formalização do pasto apícola nas áreas de exploração comuns entre a agricultura e apicultura no Estado. “A expectativa é que, com a campanha, relatos de prejuízos de pequenos produtores e apicultores associados às aplicações irregulares de agrotóxicos se tornem coisa do passado”, pontua Ingold.
FERRAMENTA
A campanha Agrocooperação - uma consciência, inúmeros benefícios surge no escopo das parcerias da Iagro e entidades do setor produtivo privado, firmadas desde o ano passado. Todas com foco em incentivar o diálogo, com ações de interesse mútuo abrangendo ações de defesa sanitária para agricultura, apicultura, aviação agrícola e rede de distribuição de insumos agrícolas. A Agrocooperação conta com a parceria do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav) e apoio da Associação Estadual de Engenheiros Agrônomos do MS (AEAMS). A iniciativa envolve ainda a Câmara Setorial Consultiva da Apicultura do MS (CSEAP) da Semagro.
“O primeiro passo está sendo dado com a esperança de que, no futuro bem próximo, tenhamos ganhos na produção agropecuária do nosso Estado”, avalia o titular da Semagro, Jaime Elias Verruck. “Com desenvolvimento do cultivo responsável e sustentável, a valorização do serviço de polinização pelas abelhas e a integração equilibrada entres os entes da cadeia agropecuária do Mato Grosso do Sul”, completa.
Voltar a todas as notícias