Live da AgroCooperação abordou o papel e rotinas da aviação agrícola
A formação dos pilotos, tecnologia, rotinas e as obrigações dos operadores para a segurança das abelhas estiveram em pauta no encontro web desta quarta
Um bate-papo descontraído sobre o setor aeroagrícola marcou, agora há pouco, a quarta live da etapa 2022 da Campanha Agrocooperação – Uma consciência, inúmeros benefícios. O encontro via web foi no pelo canal AgroCooperação Oficial no YouTube e contou com a piloto agrícola Joelize Friedrichs e o diretor operacional do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), Cláudio Júnior Oliveira. Com a mediação do jornalista Castor Becker Júnior, da Assessoria de Imprensa do Sindag (entidade parceira da campanha), a live serviu para mostrar ao público desde a estrutura da aviação agrícola no Mato Grosso do Sul – Estado que tem a sexta maior frota do setor no País – até a legislação que incide sobre a atividade.
Reveja a live clicando AQUI.
Oliveira também explicou as relações institucionais do setor, através do Sindag; o trabalho de melhoria contínua promovido pela instituição no segmento e o esforço para comunicação com a sociedade. O dirigente aeroagrícola abordou ainda a importância da ferramenta aérea para a alta produtividade de culturas como a soja, cana-de-açúcar, milho, algodão e outras que integram também o rol de produtos da economia sul-mato-grossense. E lembrando que, por alta produtividade, se que dizer produzir mais no mesmo espaço de terra. Ou seja, prevenindo a pressão sobre áreas nativas. “As aplicações aéreas abrangem também a aplicação de fertilizantes e a semeadura – especialmente de pastagens. Sem esquecer o combate a incêndios”, ponderou.
Joelize, por sua vez, destacou como é formação do piloto agrícola e a rotina intensa de do trabalho em campo. A piloto falou também sobre as tecnologias e estruturas exigidas para a atividade, desde o sistema DGPS (que funciona como um computador de bordo orientando o piloto sobre o alvo e registrando a operação) até o pátio de descontaminação, onde as aeronaves são limpas e a água dessa limpeza passa por um sistema de tratamento de resíduos. A profissional também sobre as características do voo de combate a incêndio – ela que teve seu batismo de fogo no ano passado, no Cerrado Nordestino, tornando-se a primeira mulher piloto agrícola de combate a incêndio no País.
Os convidados também responderam perguntas dos internautas sobre a formação do piloto agrícola, escolha de empresa do setor e canais para tirar dúvidas (no site do Sindag). E reforçaram ainda o papel fundamental da orientação técnica em campo e da fiscalização, para manter o nível profissional da atividade.
OBJETIVOS
A campanha AgroCooperação tem como objetivo a boa convivência entre agricultura, meliponicultora e apicultura – tendo como estratégia promover a comunicação e boas práticas operacionais entre as partes. A ação visa ao crescimento ambientalmente sustentável da produção de grãos e outros produtos das lavouras, além do mel e outros derivados apícolas.
A iniciativa é da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar do Estado (Semagro), coordenada pela (Iagro). A ação envolve ainda a Câmara Setorial Consultiva da Apicultura do MS (Cseap) e tem a parceria também do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav) e da Associação Estadual de Engenheiros Agrônomos do MS (Aeams).
ROTEIRO
A segunda fase da campanha AgroCooperação iniciou em março e já foram três lives desde então – destacando os avanços da boa relação entre agricultura e apicultura no Estado, vantagens sustentáveis e econômicas dessa interação e saúde das abelhas.
Em 2021, o projeto teve cinco lives no segundo semestre, falando sobre diversos aspectos no manejo de apiários, ganhos de produtividade na relação lavouras/abelha, políticas de Estado para o setor e outros temas. Todas podem ser conferidas no canal no Youtube, além dos podcasts e outros materiais campanha disponíveis no site agrocooperacao.com.br .
Voltar a todas as notícias